Diretoria

Presidente

Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves

Luiz Augusto de Castro Neves foi embaixador do Brasil no Paraguai (2000-2004), na China (2004-2008) e no Japão (2008-2010). No Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), foi secretário-geral adjunto das Relações Exteriores e diretor-geral do Departamento das Américas. Foi membro da Junta de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica em Viena, subchefe de Assuntos Econômicos da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional (1985-1987) e secretário executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (1992-1995). Serviu nas Embaixadas de Buenos Aires, Londres, Washington e Ottawa. Foi presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e membro do Conselho de Administração de Itaipu Binacional. Castro Neves é membro do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, onde preside o Comitê de Governança Corporativa e Sustentabilidade, e vice-presidente emérito do CEBRI. Integra também o Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio.

Diretor Vice-Presidente

José Leandro Borges

Diretor do Bradesco

Formado em Economia pela Universidade São Paulo, com MBA em Finanças pelo Ibmec (atual Insper), José Leandro Borges ingressou no mercado financeiro há 25 anos no antigo Banco Real como trainee, tendo trabalhado nas áreas de trade finance, operações estruturadas e na agência em Nova York. No Antigo ABN Amro, que sucedeu o Banco Real , foi o banker do corporate e responsável pela unidade que cobria o setor automotivo. Na fusão com o Santander, participou do time global de multinacionais e, na mudança para o HSBC, comandou o time de multinacionais Brasil, assumindo posteriormente a posição de head multinationals Latam, que consistia na cobertura dos clientes globais na região da América Latina. No Bradesco, é o responsável pela unidade de multinacionais corporativa que foi implementada após a aquisição do HSBC Brasil pelo Bradesco.

Diretor Vice-Presidente

Bruno Ferla

Vice-Presidente Global Jurídico, Relações Institucionais e Compliance

Bruno Ferla é vice-presidente global Jurídico, Compliance, Governança Corporativa, Relações Institucionais, Risco, Tributário e M&A da BRF. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), tem pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou suas atividades na BRF em 2018, após ter atuado em renomadas empresas como Pinheiro Neto Advogados, Linklates, Alpargatas, Camargo Corrêa, Veirano Advogados e VPBG. Participa, também, como membro da Internacional Bar Association (IBA) e do Conselho Diretivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

Diretor Vice-Presidente

Gustavo Biscassi

Head de Relações Externas da Vale

Gustavo Biscassi é head de Relações Externas da Vale, com responsabilidade pelo engajamento institucional com stakeholders da esfera internacional. Além da atuação no Brasil e demais países onde a empresa está presente, Gustavo lidera a área institucional da Vale na China, com escritório em Pequim. Na Vale desde 2020, foi Gerente Sênior de Assuntos Institucionais e Governamentais do Corredor Sudeste. Com mais de 15 anos de experiência profissional em grandes corporações, com experiências em empresas de bens de consumo e bebidas, mineração e serviços, trabalhou por 11 anos na Ambev nas áreas tributárias e de relações governamentais, tendo como última função a de Diretor Global de Relações Corporativas em Nova Iorque. É advogado com especialização em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET e possui Mestrado em Direito (LLM) pela Universidade de Georgetown, em Washington D.C.

Diretor

Rodrigo da Rocha Vollet

Superintendente Internacional do Banco do Brasil

Rodrigo da Rocha Vollet é superintendente internacional do Banco do Brasil, sendo responsável pela gestão dos escritórios de Comércio Exterior no Brasil e pelas agências do banco no exterior. Com quase 35 anos de experiência no mercado e no atendimento a clientes de todos os segmentos, entre outras funções, já atuou como gerente geral no exterio no BB Xangai-China. Cursou Ciências Econômicas, tem especialização em Mercado de Capitais e MBA em Negócios e Finanças Internacionais pela  Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Diretor

Jaime Oliveira

Diretor de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade da Bayer no Brasil

Jaime César de Moura Oliveira é advogado formado pela Faculdade de Direito da USP, com especializações em Direito Ambiental e em Biossegurança, mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em Regulação em Biotecnologia e Bioética pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Atualmente, é doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade na Faculdade de Saúde Pública da USP. Ingressou na Bayer em 2016, como diretor de Política e Inteligência Regulatória para a América Latina, na Divisão Farmacêutica da empresa e, desde 2018, é diretor de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade da Bayer no Brasil. Foi Diretor da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e assessor jurídico da Casa Civil da Presidência da República. Atuou como advogado no setor privado nas áreas de Direito Ambiental, Regulação em Biossegurança e Regulação Sanitária e Fitossanitária.

Diretora

Sueme Mori Andrade

Diretora de Relações Internacionais da CNA

Sueme Mori é diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Engenheira Mecânica de formação,tem especializações em Comércio Exterior e Gestão Estratégica. Já atuou como coordenadora geral de Investimentos e Cooperação Internacional no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi gerente de Estratégia de Mercado da Apex-Brasil, além de ter trabalhado anteriormente no SESI Nacional, na Embraco e na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Diretor

Roberto Amadeu Milani

Vice-presidente da Comexport

Roberto Amadeu Milani é vice-presidente do Grupo Comexport Cia de Comércio Exterior e opera ativamente no comércio Brasil-China desde o início dos anos 80. É diretor e cofundador do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e da Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior (ABECE). É diretor do Conselho Executivo do Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAAC). É formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Diretor

José Serrador Neto

Vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer

José Serrador Neto é engenheiro de produção formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-graduado em Direito Internacional e das Relações Econômicas do Comércio pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Ingressou na Embraer em 2000, como assessor da Vice-Presidência de Relações Externas e, desde então, vem desenvolvendo funções ligadas a essa área. Atualmente, é vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer, com responsabilidades sobre políticas de comércio internacional, em especial contenciosos internacionais na OMC, União Europeia, e as negociações do setor junto à OCDE. Em 2009 foi eleito diretor da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e desde então representa o setor em diversos foros da indústria, em especial na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Sua função engloba ainda a gestão de políticas públicas no Brasil, envolvendo temas relacionados à agenda de competitividade das exportações brasileiras dos setores aeronáutico, de defesa e espaço.

Representante da Embraer em entidades de classe e empresariais no Brasil e exterior, sua trajetória profissional inclui passagens pela área de Relações Externas e Comércio Internacional da Xerox do Brasil, Arthur Andersen Business Consulting e publicações na área de políticas de comércio exterior. Foi representante do Brasil no Global Leadership Seminar, programa de Política Internacional da Universidade de Georgetown (2008, Washington D.C.) e agraciado, em 2013, com a Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Cavaleiro) da Força Aérea Brasileira.

Diretora

Luciana Nicola Schneider

Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco

Luciana Nicola é superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco e tem 18 anos de experiência em relacionamento institucional empresarial e no terceiro setor. Graduada em Direito, tem especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM e mestrado em Liderança e Gestão Pública (MLG) do CLP com módulo concluído em Harvard. Como gestora, já esteve à frente de áreas como Comunicação Interna e Externa, Mobilização de Colaboradores e Investimento Social Privado. Foi idealizadora da plataforma de mobilidade urbana do Itaú Unibanco, a qual promove a bicicleta como meio de transporte nas cidades e já totaliza mais de 20 milhões de viagens desde o início do primeiro projeto, em novembro de 2011.

Diretor

Flavio Deganutti

Diretor de Negócios de Papéis da Klabin

Flavio Deganutti é graduado em Engenharia Química e mestre em Fabricação de Papel pela UEM, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e carreira de 22 anos dedicada ao mundo do papel e celulose, especialmente aos diversos papéis de embalagem. Ao longo dos últimos anos, ocupou várias posições de liderança na Klabin, na área industrial e comercial, com presença relevante na Ásia.

Diretor

Pablo Machado

Diretor Executivo Ásia; Suzano Shanghai Ltd – Chairman

Pablo F. G. Machado é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Contratos, Direito Comercial e Negociação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (LL.M) em Direito do Comércio Internacional pela Universidade da Califórnia, Martin Luther King School of Law (EUA). Pablo ocupa a posição de diretor executivo Ásia, baseado em Xangai, responsável pelos negócios da Suzano na região. Iniciou sua carreira em escritório de advocacia e migrou para o grupo Louis Dreyfus Commodities, onde exerceu várias posições no Brasil e no exterior, chegando a ser vice-presidente executivo para a América Latina. Ingressou na Suzano S.A. em 2015, companhia na qual ocupou várias posições executivas, como global general counselor, diretor executivo responsável por Relações Corporativas, Proteção Florestal, questões tributárias, dentre outros, até assumir sua posição atual na China, em 2021.

Diretor

Gustavo Rabello

Sócio do TozziniFreire Advogados

Gustavo possui mais de 15 anos de prática na área de mercado de capitais, com sólida experiência na assessoria a clientes nacionais e estrangeiros na constituição e no gerenciamento de fundos de investimento no Brasil, bem como em operações sindicalizadas e project finance. Sua expertise inclui assessoria a securitizadoras, gestoras de investimento e empresas multinacionais, com a negociação direta de contratos de gestão de ativos e de regulamentos de fundos de investimento, estruturação de projetos de infraestrutura, além de coordenação de operações envolvendo a prestação de serviços de agente de garantias, de escrituração e de custódia física e eletrônica de ativos cartulares e de contas vinculadas em geral. Trabalhou durante quase 10 anos em diferentes áreas do BNY Mellon (The Bank of New York Mellon), além de ter atuado em escritórios de advocacia na Inglaterra e na China, tendo residido na Ásia por quatro anos.

Diretor

Pedro Aguiar de Freitas

Sócio do Veirano Advogados

Pedro Freitas é sócio e membro do Conselho de Administração do Veirano Advogados. Também é diretor de Assuntos Internacionais do CESA (Centro de Estudos de Escritórios de Advogados), vice-presidente do Instituto Innovare e co-chair da IBA (International Bar Association). É membro do Conselho Curador da Fundação Renova, do Comitê de Avaliação da FGV Direito do Rio de Janeiro, do Board of Trustees da Rocky Mountain Mineral Law Foundation e do Conselho Consultivo da Bimbo Indústrias de Alimentos. Integra o Comitê de Arbitragem da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), a Comissão de Mineração da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a Comissão de Mineração da Câmara Britânica de Comércio (BRITCHAM) e é chairman do Latin American Chapter do World Services Group (WSG). É bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fez curso de Liderança em Escritórios de Advocacia na Harvard Law School e de Operações Financeiras na London School of Economics and Political Science. Escreveu diversos artigos e publicações e realizou diversas apresentações em conferências e fóruns. Recebeu variados prêmios de reconhecimento como o IFLR1000 Leading Lawyer em Fusões e Aquisições nos anos 2014, 2015 e 2016.
 

Diretora de Economia

Fabiana D’Atri

Economista da Bradesco Asset

Fabiana D’Atri é graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Economia pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Foi economista do BBI (Banco Bradesco de Investimento) e trabalhou na Mauá Asset Management, na Tendências Consultoria e no Banco Real ABN Amro. Por quase 14 anos esteve no Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Banco Bradesco atendendo a clientes e com foco na cobertura internacional, com destaque para economia chinesa. Atualmente é economista da Bradesco Asset, seguindo com o acompanhamento de temas globais.