quinta-feira, dezembro 2, 2021

Diretoria

Presidente

Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves

O Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves foi Presidente do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Cursou Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluiu seu Mestrado em Economia no University College da Universidade de Londres. É também diplomado em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge. Graduado pelo Instituto Rio Branco, onde também fez o Curso de Altos Estudos, defendeu a tese “Os Usos Civis da Energia Nuclear – Instrumento da Política de Não-Proliferação de Armas Nucleares”. Serviu nas Embaixadas de Buenos Aires, Londres, Washington e Ottawa. Castro Neves foi Embaixador do Brasil no Paraguai (2000-2004), na China (2004-2008) e no Japão (2008-2010). No Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), foi secretário-geral adjunto das Relações Exteriores e diretor-geral do Departamento das Américas. Foi membro da Junta de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica em Viena, subchefe de Assuntos Econômicos da Secretaria-geral do Conselho de Segurança Nacional (1985-1987) e secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (1992-1995). Foi professor de economia do Instituto Rio Branco e do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília, UnB (1979-2010). Foi membro do Conselho de Administração de Itaipu Binacional e é membro do Conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, onde preside o Comitê de Governança Corporativa e Sustentabilidade. Integra também o Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio

Diretor Vice-Presidente

José Leandro Borges

Diretor do Bradesco

José Leandro Borges, formado na Universidade São Paulo em economia , MBA no Ibmec (atual Insper) em finanças, ingressou no mercado financeiro há 25 anos no antigo Banco Real como trainee, tendo trabalhado nas áreas de trade finance, operações estruturadas e na agência em Nova York. No Antigo ABN Amro, que sucedeu o Banco Real , foi o banker do corporate e responsável pela unidade que cobria o setor automotivo. Na fusão com o Santander, participou do time global de multinacionais, e na mudança para o HSBC comandou o time de multinacionais Brasil, tendo posteriormente assumido a posição de head multinationals Latam, que consistia na cobertura dos clientes globais na região da América Latina. No Bradesco é o responsável pela unidade de multinacionais corporativa que foi implementada após a aquisição do HSBC pelo Bradesco.

Diretora Vice-Presidente

Grazielle Parenti

Vice-Presidente Global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade da BRF e Diretora Presidente do Instituto BRF

Grazielle possui mais de 25 anos de experiência e alta representatividade na Indústria de Alimentos, com passagens pela Diageo e Mondelez. Formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (“FGV”), possui MBA com ênfase em marketing na FIA/USP e pós-graduação em políticas públicas na FGV. Atualmente, ocupa a posição de presidente do Conselho da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, é diretora do Instituto BRF e atua também como membro do Conselho de Administração de diversas associações de classe e do Conselho Consultivo de Comércio Exterior do Ministério da Economia.  Também muito comprometida com a agenda de diversidade e inclusão, ela é a presidente do capítulo brasileiro do BRICS Woman Business Alliance e outras iniciativas nacionais e internacionais.

Diretor Vice-Presidente

Marcio Senne de Moraes

Diretor de Relações Externas da Vale

Marcio Senne de Moraes é diretor de relações exteriores da Vale. Foi chefe de relações exteriores da Europa e América do Norte, com base na Suíça, general manager de relações exteriores no Rio de Janeiro e gerente de avaliação e mitigação de risco sócio-político. Também apoiou projetos e interesses da Vale globalmente por meio de gerenciamento de questões, engajamento de stakeholder, avaliação de risco e proposta de estratégias de mitigação.

Atualmente, Moraes é vice-presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e membro do grupo Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas sobre transparência no setor extrativo.

Antes de sua experiência na Vale, Moraes trabalhou como editor assistente, repórter e analista sênior de política internacional para o jornal brasileiro Folha de São Paulo. Também possui experiência de trabalho na UNESCO em Paris e na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Possui mestrado em ciência política focado em relações internacionais pelo Institut d’Études Politiques de Paris e bacharel em administração de empresas, com foco em marketing, pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil.

Diretora

Luciana Nicola Schneider

Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco

Luciana Nicola é superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e empreendedorismo do Itaú Unibanco e tem 18 anos de experiência em relacionamento institucional empresarial e no terceiro setor. Graduada em direito, tem especialização em comunicação empresarial pela ESPM e master em liderança e gestão pública (MLG) do CLP com módulo concluído em Harvard. Como gestora, já esteve à frente de áreas como Comunicação Interna e Externa, Mobilização de Colaboradores e Investimento Social Privado. Foi idealizadora da plataforma de mobilidade urbana do Itaú Unibanco, a qual promove a bicicleta como meio de transporte nas cidades e já totaliza mais de 20 milhões de viagens desde o início do primeiro projeto, em novembro de 2011.

Diretor

Roberto Amadeu Milani

Vice-Presidente da Comexport

Roberto Amadeu Milani é vice-presidente do Grupo Comexport Cia de Comércio Exterior e opera ativamente no comércio Brasil-China desde o início dos anos 80. É diretor e cofundador do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e da Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior (ABECE). É diretor do Conselho Executivo do Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAAC). É formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Diretor

Gustavo Rabello

Sócio do TozziniFreire Advogados

Gustavo possui mais de quinze anos de prática na área de mercado de capitais, com sólida experiência na assessoria a clientes nacionais e estrangeiros na constituição e no gerenciamento de fundos de investimento no Brasil, bem como atuando em operações sindicalizadas e project finance. Sua expertise inclui assessoria a securitizadoras, gestoras de investimento e empresas multinacionais, com a negociação direta de contratos de gestão de ativos e de regulamentos de fundos de investimento, estruturação de projetos de infraestrutura, além de coordenação de operações envolvendo a prestação de serviços de agente de garantias, de escrituração e de custódia física e eletrônica de ativos cartulares, e de contas vinculadas em geral. Trabalhou durante quase 10 anos em diferentes áreas do BNY Mellon (The Bank of New York Mellon), além de ter atuado em escritórios de advocacia na Inglaterra e na China, tendo residido na Asia por 4 anos.

Diretor

José Serrador Neto

Vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer

José Serrador Neto é engenheiro de produção formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-graduado em direito internacional e das relações econômicas do comércio pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Ingressou na Embraer em 2000, como assessor da Vice-Presidência de Relações Externas e, desde então, vem desenvolvendo funções ligadas a esta área. Atualmente, é vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer, com responsabilidades sobre Políticas de Comércio Internacional, em especial contenciosos internacionais na OMC, União Europeia, e as negociações do setor junto a OCDE. Em 2009 foi eleito Diretor da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e desde então representa o setor em diversos foros da indústria, em especial na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Sua função engloba ainda a gestão de temas de Políticas Públicas no Brasil, envolvendo temas relacionados à agenda de competitividade das exportações brasileiras dos setores aeronáutico, defesa e espaço.

Representante da Embraer em entidades de classe e empresariais no Brasil e exterior, sua trajetória profissional inclui passagens pela área de Relações Externas e Comércio Internacional da Xerox do Brasil, Arthur Andersen Business Consulting e publicações na área de Políticas de Comércio Exterior. Foi representante do Brasil no Global Leadership Seminar, programa de política internacional da Universidade de George Town (2008, Washington D.C.) e agraciado com a Comenda do Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Cavaleiro), da Força Aérea Brasileira (2013, Brasília.

Diretor

Pedro Aguiar de Freitas

Sócio do Veirano Advogados

Pedro Freitas é sócio e membro do Conselho de Administração do Veirano Advogados. Também é Diretor do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Diretor de Assuntos Internacionais do CESA (Centro de Estudos de Escritórios de Advogados), Vice-Presidente do Instituto Innovare, Co-Chair da IBA (International Bar Association) Mining Committee. É membro do Conselho Curador da Fundação Renova, do Comitê de Avaliação da FGV Direito do Rio de Janeiro, do Board of Trustees da Rocky Mountain Mineral Law Foundation e do Conselho Consultivo da Bimbo Indústrias de Alimentos. Integra o Comitê de Arbitragem da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), a comissão de mineração da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a comissão de mineração da Câmara Britânica de Comércio (BRITCHAM) e é Chairman of Latin American Chapter do World Services Group (WSG). Possui Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez um curso de Liderança em Escritórios de Advocacia na Harvard Law School e de Operações Financeiras na London School of Economics and Political Science. Escreveu diversos artigos e publicações e já concebeu diversas apresentações em conferências e fóruns. Recebeu variados prêmios de reconhecimento como o IFLR1000 Leading Lawyer em Fusões e Aquisições nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Diretora

Lígia Dutra

Diretora de Relações Internacionais da CNA

Lígia Dutra é Diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em Santa Catarina, foi advogada e professora de Direito Internacional Público. Em Brasília, atuou como gerente jurídica na Procuradoria Geral da República e como analista de negócios internacionais na Apex-Brasil. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialização e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Diretor

Pablo Machado

Diretor Executivo de China & Sustentabilidade da Suzano
Pablo F. G. Machado é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização emContratos, Direito Comercial e Negociação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (LL.M) em Direito do Comércio Internacional pela Universidade da Califórnia, Martin Luther King School of Law (EUA). Atualmente, Pablo ocupa a posição de Diretor Executivo de Relações e Gestão Legal da Suzano Papel e Celulose, responsável pelas áreas Jurídica e de Relações Institucionais. Iniciou sua carreira em escritório de advocacia e migrou para o grupo Louis Dreyfus Commodities, onde exerceu várias posições no Brasil e no exterior, tendo sua última posição no grupo sido Vice-Presidente Executivo para a América Latina. Pablo integrou a Suzano em 2015.

Diretor

Flavio Deganutti

Diretor Executivo da Klabin

Flavio Deganutti é graduado em engenharia química e mestrado em fabricação de papel pela UEM, com MBA em gestão empresarial pela FGV e carreira de 22 anos dedicada ao mundo do papel e celulose, especialmente aos diversos papéis de embalagem. Ao longo dos últimos anos, ocupou várias posições de liderança na Klabin, na área industrial e comercial, com presença relevante na Ásia.

Diretor

Jaime Oliveira
Diretor de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade da Bayer no Brasil

Jaime César de Moura Oliveira é advogado formado pela Faculdade de Direito da USP, com especializações em Direito Ambiental e em Biossegurança, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em Regulação em Biotecnologia e Bioética pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Atualmente, é doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade na Faculdade de Saúde Pública da USP. Ingressou na Bayer em 2016, como Diretor de Política e Inteligência Regulatória para a América Latina, na divisão farmacêutica da empresa e, desde 2018, é Diretor de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade da Bayer no Brasil. Foi Diretor da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Assessor Jurídico da Casa Civil da Presidência da República. Atuou como advogado no setor privado nas áreas de Direito Ambiental, regulação em biossegurança e regulação sanitária e fitossanitária.

Diretor

Jayme Pinto Junior
Diretor de Comércio Exterior do Banco do Brasil

Jayme Pinto Junior é Diretor de Comércio Exterior do Banco do Brasil, sendo responsável pelas unidades de comércio exterior no Brasil e pelas agências do Banco no exterior, além de gerir os produtos e serviços de comércio exterior do BB. Com mais de 30 anos de experiência no mercado e no atendimento a clientes de todos segmentos (varejo, private, corporate e governo), já atuou como Superintendente Corporate Banking Agronegócios; Superintendente de Negócios no Banco Patagonia (Argentina); Gerente Executivo na Diretoria de Soluções Empresarias; Gerente Geral da agência localizada em Assunção (Paraguai). Atua também no Conselho Diretor e de Administração de algumas subsidiárias do Conglomerado BB no Brasil e no exterior. Cursou Administração de Empresas pela Faculdade Paranaense Rolandia/PR e possui MBA em agronegócios pela Universidade de São Paulo/Esalq.

Diretora de Economia

Fabiana D’Atri
Economista coordenadora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco

Fabiana D´Atri é atualmente economista coordenadora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco. Ela também foi economista do BBI Banco Bradesco de Investimento. Além da experiência no Bradesco, também trabalhou na Mauá Asset Managment, na Tendências Consultoria e no Banco Real ABN AMRO. Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Economia pela Escola de Economia Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV). Sua linha de pesquisa atual é focada na análise de economia chinesa, além do acompanhamento das questões macroeconômicas brasileiras.

Presidente Emérito e Membro do Comitê Consultivo

Embaixador Sergio Amaral

O Embaixador Sergio Amaral nasceu em São Paulo, formou-se em Direito pela USP e concluiu a pós graduação  em Ciência Política (DESS) pela Universidade Paris-Sorbonne. Foi embaixador em Londres, Paris e Washington.  Ao longo de sua carreira, foi negociador da dívida externa brasileira e ocupou altos postos na administração pública, entre os quais o de Secretario de Comunicação e Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também Ministro de Estado da Indústria e do Comércio, e Presidente dos Conselhos da CAMEX e do BNDES.  No setor privado, presidiu o Conselho Empresarial Brasil-China e participou do Conselho Estratégico da FIESP. Integrou o Conselho da WWF Brasil, assim como das empresas francesas Total, Plastic Omnium e de várias empresas brasileiras. Sergio Amaral fala seis idiomas e recebeu inúmeras condecorações brasileiras e estrangeiras.

Membro Honorário

Luiz Fernando Furlan

Membro dos Conselhos de Administração da Telefônica Brasil S.A. (Brasil), Telefónica S.A. (Espanha), BRF S.A. (Brasil).
É membro do Conselho Superior de Gestão em Saúde Pública do Estado de São Paulo (Brasil), Presidente do Conselho Deliberativo da SP Negócios (Brasil) – entidade de serviço social autônoma de direito privado, que é vinculada, por cooperação, à Secretaria Municipal da Fazenda da Cidade de São Paulo e é Chairman of the Board do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (Brasil).
Anteriormente, foi Presidente do Conselho de Administração da Sadia S.A., de 1993 até 2002 e de 2008 até 2009, empresa em que exerceu inúmeros cargos executivos de 1976 até 1993. Atuou como Co-Presidente do conselho da BRF Brasil Foods S.A. de 2009 até 2011.
Foi membro do conselho da Amil Participações S.A. (Brazil) de 2008 até 2013 e da  AGCO Corporation (EUA) de  2010 até 2017.
Foi Ministro de Estado no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de 2003 a 2007.
Foi presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável “FAS” (Brasil) de 2008 a 2016, instituição da qual tornou-se membro honorário.
Atuou como Commissioner Member of the Global Ocean Commission (USA) – de 2013 a 2015.
Graduado em Engenharia Química pela FEI em 1973 e em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Santana em 1973.

Membro Honorário e do Comitê Consultivo

Ivan Ramalho

Ivan Ramalho atualmente é membro do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Foi Alto Representante Geral do Mercosul (2012-2015), Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2006-2010 e 2015), no qual exerceu por muitas vezes a função de Ministro Interino e a Presidência do Conselho de Administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), sendo titular nas Presidências do COFIG, Comitê de Financiamento e Seguro de Crédito das Exportações, do Conselho de Administração do BNDES e GECEX (Grupo Executivo da Camex). Foi Presidente da ABECE (Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior – ABECE/TRADING) (2011-2012), Secretário de Comércio Exterior do MDIC (2003-2005) e anteriormente Diretor do DECEX (Departamento de Operações da SECEX). Foi também Chefe de Departamento da CACEX (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil), membro efetivo do Conselho de Administração do BNDES e da BNDES Participações, Coordenador do GT responsável pelo desenvolvimento e implantação do SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), Presidente da Comissão Administradora responsável pela participação do Brasil nas Exposições Universais de Xangai (China) e Milão (Itália).

Membro do Comitê Consultivo

Tatiana Rosito

Tatiana Rosito é Representante Chefe na China e Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios na Ásia da Petrobras desde setembro de 2017, baseada em Pequim. Diplomata de carreira desde 1995, ocupou posições em diversos órgãos no Brasil e no exterior. Foi Secretária-Executiva da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (CAMEX), em 2016-2017, e Chefe da Assessoria Especial do Ministro da Fazenda e Assessora Especial do Ministro do Planejamento, em 2015-16. É mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Harvard Kennedy School e concluiu o Mestrado-Executivo em Administração de Empresas pelo INSEAD e a Universidade de Tsinghua. Anteriormente, no Ministério das Relações Exteriores, foi Assessora do Secretário-Geral (2014), Ministra-Conselheira na Embaixada do Brasil em Pequim, responsável por temas econômicos e comerciais (2009-2014), e Conselheira Econômico-Comercial na Embaixada do Brasil em Cingapura (2006-2009). Como delegada do Brasil na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi responsável por negociações relativas a desenvolvimento econômico e sistema financeiro internacional (2003-2004). Tatiana trabalhou na Presidência da República entre 1999 e 2002, como assessora do Ministro-Chefe da Casa Civil e representante na CAMEX, entre outras funções. Ela estudou economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de Brasília. Tatiana é, desde 2015, membro convidado do comitê consultivo do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e, desde 2017, sênior fellow e coordenadora do Grupo de Análise sobre China do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

Membro do Comitê Consultivo

Renato Baumann

Secretário Adjunto de Assuntos Internacionais, Ministério do Planejamento.

Doutor em Economia pela Universidade de Oxford; Técnico de Pesquisa e Planejamento do IPEA desde 1975; Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília desde 1983; Coordenador do Setor Externo do IPEA – 1988 a 1989; Economista da CEPAL, outubro de 1989 a novembro de 2010; Diretor do Escritório da CEPAL no Brasil de 1995 a 2010; Assessor da Vice-Presidência (PREM) do Banco Mundial, de junho a novembro de 2010; Diretor de Estudos, Relações Econômicas e Políticas Internacionais do IPEA, de dezembro de 2012 a julho de 2015; Membro do Comitê Assessor da OCDE para Ciência, Tecnologia e Inovação em 2014 e 2015; Membro do Conselho Consultivo do Comitê Empresarial Brasil-China desde 2016; Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão desde julho de 2016.

Membro do Comitê Consultivo

Embaixador Paulo Estivallet

Embaixador do Brasil na China 

Embaixador do Brasil na China desde dezembro de 2018. Diplomata de carreira, Estivallet foi representante permanente, adjunto, da Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e de outras instituições multilaterais em Genebra (2003-2011). Em Brasília, foi assessor do ministro das Relações Exteriores, diretor do Departamento Econômico do Itamaraty e subsecretário-geral para América Latina e Caribe. Nessa condição, foi o coordenador nacional brasileiro no Mercosul, na União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). De 2016 a 2018, foi membro do Conselho Diretor da Itaipu Binacional.

Membro do Comitê Consultivo

Embaixador Marcos Caramuru

Ex-embaixador do Brasil na China 

Marcos Caramuru de Paiva, Embaixador designado junto à República Popular da China, é formado pela Academia Diplomática Brasileira e graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre outras funções, foi Chairman da KEMU Consultoria (2011-2016), Cônsul Geral em Xangai (2008-2011), Embaixador na Malásia (2004-2008), Presidente do Conselho de controle de Atividades financeiras (2003), Vice-Ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda (1996-2002), e Diretor Executivo do Banco Mundial (1993-1996).

Membro do Comitê Consultivo

Jorge Arbache

Vice-presidente do Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF

Vice-presidente do Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF e professor de economia da Universidade de Brasília. Arbache foi Secretário de Assuntos Internacionais e Economista-Chefe do Ministério do Planejamento. Dentre os cargos anteriores incluem-se Secretário Executivo do Fundo de Investimento Brasil-China; Assessor Econômico Sênior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES; Economista Sênior do Banco Mundial; Economista da Organização Internacional do Trabalho; membro de Conselho de Administração de empresas e bancos; e membro de Comitês Consultivos de instituições nacionais e internacionais das áreas de negócios, de representação e de conhecimento. Arbache é colunista do Jornal Valor Econômico e publica regularmente trabalhos acadêmicos sobre economia do desenvolvimento e assuntos relacionados.

Membro do Comitê Consultivo

Marcos S. Jank

Presidente da Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA.

Presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA), um projeto de representação institucional na Ásia patrocinado pela APEX, ABPA, ABIEC e ÚNICA. Foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e fundador do ICONE, além de professor associado da Universidade de São Paulo, na FEA e ESALQ.

Membro do Comitê Consultivo

Reinaldo Ma

Advogado e consultor

Reinaldo Ma é advogado/consultor com mais de 20 anos de experiência no mercado. Reinaldo ingressou no mercado na PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S.A.; atuou no desenvolvimento do mercado de minério de ferro na China pela SAMARCO MINERAÇÃO S.A. baseado em Hong Kong (2002-2004); foi um dos primeiros colaboradores e atuou na fundação do CEBC – Conselho Empresarial Brasil-China (2004); trabalhou nos escritórios de Xangai (2006) e Hong Kong (2007) do escritório Simmons & Simmons; e foi advogado e sócio de renomadas bancas de advocacia brasileiras.

No decorrer de sua carreira, Reinaldo assessorou inúmeras empresas brasileiras e chinesas com seus investimentos no eixo Brasil-China em setores como: aeronáutico, automotivo, bancário, construção, energia, energias renováveis, equipamentos, equipamentos pesados, estaleiros, pagamentos, petróleo e gás, tecnologia/internet, telecomunicações e saneamento.

Membro do Comitê Consultivo

Octavio de Barros

Sócio-fundador da Quantum4 – Soluções de Inovação.

Vice-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, membro do Conselho da FUNCEX, do Conselho do IRICE-Instituto de Relações Internacionais & Comércio Exterior e do Conselho Empresarial Brasil-China. Atua como membro dos Conselhos da Aliança Francesa, do IBMEC e da Robert Bosch Limitada. É sócio-fundador da Quantum4 – Soluções de Inovação, preside a OMRBarros Consultoria Econômica e é presidente do conselho do República do Amanhã no Brasil e do Institut République na França.