O embaixador Sergio Amaral nasceu em São Paulo, formou-se em Direito pela USP e concluiu a pós-graduação em Ciência Política (DESS) pela Universidade Paris-Sorbonne. Foi embaixador em Londres, Paris e Washington. Ao longo de sua carreira, foi negociador da dívida externa brasileira e ocupou altos postos na administração pública, entre os quais o de Secretário de Comunicação e Porta-Voz do presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também ministro de Estado da Indústria e do Comércio, e presidente dos Conselhos da CAMEX e do BNDES. No setor privado, presidiu o Conselho Empresarial Brasil-China e participou do Conselho Estratégico da FIESP. Integrou o Conselho da WWF Brasil, assim como das empresas francesas Total, Plastic Omnium e de várias empresas brasileiras. Sergio Amaral fala seis idiomas e recebeu inúmeras condecorações brasileiras e estrangeiras.
Membro dos Conselhos de Administração da Telefônica Brasil S.A. (Brasil), Telefónica S.A. (Espanha), BRF S.A. (Brasil).
É membro do Conselho Superior de Gestão em Saúde Pública do Estado de São Paulo (Brasil), Presidente do Conselho Deliberativo da SP Negócios (Brasil) – entidade de serviço social autônoma de direito privado, que é vinculada, por cooperação, à Secretaria Municipal da Fazenda da Cidade de São Paulo e é Chairman of the Board do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (Brasil). Anteriormente, foi Presidente do Conselho de Administração da Sadia S.A., de 1993 até 2002 e de 2008 até 2009, empresa em que exerceu inúmeros cargos executivos de 1976 até 1993. Atuou como Co-Presidente do conselho da BRF Brasil Foods S.A. de 2009 até 2011. Foi membro do conselho da Amil Participações S.A. (Brazil) de 2008 até 2013 e da AGCO Corporation (EUA) de 2010 até 2017. Foi Ministro de Estado no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de 2003 a 2007. Foi presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável “FAS” (Brasil) de 2008 a 2016, instituição da qual tornou-se membro honorário. Atuou como Commissioner Member of the Global Ocean Commission (USA) – de 2013 a 2015. Graduado em Engenharia Química pela FEI em 1973 e em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Santana em 1973.
Vice-presidente do Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF
Vice-presidente do Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF e professor de Economia da Universidade de Brasília. Arbache foi secretário de Assuntos Internacionais e Economista-Chefe do Ministério do Planejamento. Dentre os cargos anteriores incluem-se secretário executivo do Fundo de Investimento Brasil-China; assessor Econômico Sênior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES; economista sênior do Banco Mundial; economista da Organização Internacional do Trabalho; membro de Conselho de Administração de empresas e bancos; e membro de Comitês Consultivos de instituições nacionais e internacionais das áreas de negócios, de representação e de conhecimento. Arbache é colunista do Jornal Valor Econômico e publica regularmente trabalhos acadêmicos sobre economia do desenvolvimento e assuntos relacionados.
Sócio-fundador da Quantum4 – Soluções de Inovação
Vice-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, membro do Conselho da FUNCEX, do Conselho do IRICE-Instituto de Relações Internacionais & Comércio Exterior e do Conselho Empresarial Brasil-China. Atua como membro dos Conselhos da Aliança Francesa, do IBMEC e da Robert Bosch Limitada. É sócio-fundador da Quantum4 – Soluções de Inovação, preside a OMRBarros Consultoria Econômica e é presidente do conselho do República do Amanhã no Brasil e do Institut République na França.
Coordenador de Cooperação Internacional e Investimentos, DINTE/IPEA
Doutor em Economia pela Universidade de Oxford; técnico de Pesquisa e Planejamento do IPEA desde 1975; professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília de 1983 a 2019; coordenador do Setor Externo do IPEA – 1988 a 1989; economista da CEPAL, outubro de 1989 a novembro de 2010; diretor do Escritório da CEPAL no Brasil de 1995 a 2010; assessor da Vice-Presidência (PREM) do Banco Mundial, de junho a novembro de 2010; diretor de Estudos, Relações Econômicas e Políticas Internacionais do IPEA, de dezembro de 2012 a julho de 2015; membro do Comitê Assessor da OCDE para Ciência, Tecnologia e Inovação em 2014 e 2015; secretário-adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de julho de 2016 a janeiro de 2019; subsecretário de Investimentos Externos da CAMEX, Ministério da Economia, de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020 a março de 2020; coordenador de Cooperação Internacional e Investimentos, do IPEA, desde junho de 2020.
Professor Sênior de Agronegócio no INSPER e coordenador do centro Insper Agro Global
Advogado e Consultor
Reinaldo Ma é advogado/consultor com mais de 20 anos de experiência no mercado. Reinaldo ingressou no mercado na PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S.A.; atuou no desenvolvimento do mercado de minério de ferro na China pela SAMARCO MINERAÇÃO S.A. baseado em Hong Kong (2002-2004); foi um dos primeiros colaboradores e atuou na fundação do CEBC – Conselho Empresarial Brasil-China (2004); trabalhou nos escritórios de Xangai (2006) e Hong Kong (2007) do escritório Simmons & Simmons; e foi advogado e sócio de renomadas bancas de advocacia brasileiras. No decorrer de sua carreira, Reinaldo assessorou inúmeras empresas brasileiras e chinesas com seus investimentos no eixo Brasil-China em setores como: aeronáutico, automotivo, bancário, construção, energia, energias renováveis, equipamentos, equipamentos pesados, estaleiros, pagamentos, petróleo e gás, tecnologia/internet, telecomunicações e saneamento.
Embaixador do Brasil na China
Embaixador do Brasil na China desde dezembro de 2018. Diplomata de carreira, Estivallet foi representante permanente, adjunto, da Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e de outras instituições multilaterais em Genebra (2003-2011). Em Brasília, foi assessor do ministro das Relações Exteriores, diretor do Departamento Econômico do Itamaraty e subsecretário-geral para América Latina e Caribe. Nessa condição, foi o coordenador nacional brasileiro no Mercosul, na União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). De 2016 a 2018, foi membro do Conselho Diretor da Itaipu Binacional.
Ex-embaixador do Brasil na China
Marcos Caramuru de Paiva foi embaixador do Brasil na China (2016-2018), é formado pela Academia Diplomática Brasileira e graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre outras funções, foi cônsul-geral em Xangai (2008-2011), embaixador na Malásia (2004-2008), presidente do Conselho de Controle de Atividades financeiras (2003), vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda (1996-2002), e diretor executivo do Banco Mundial (1993-1996). É conselheiro consultivo Internacional do CEBRI e sócio e gestor da KEMU Consultoria.
Ex-representante chefe na China e ex-gerente geral de Desenvolvimento de Negócios na Ásia da Petrobras, Tatiana Rosito ocupa atualmente o cargo de consultora sênior do Novo Banco de Desenvolvimento em Xangai. Diplomata de carreira desde 1995, ocupou posições em diversos órgãos no Brasil e no exterior. Foi secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (CAMEX), em 2016-2017, e chefe da Assessoria Especial do Ministro da Fazenda e Assessora Especial do Ministro do Planejamento, em 2015-16. É mestre em Desenvolvimento Econômico Internacional pela Harvard Kennedy School e concluiu o mestrado-executivo em Administração de Empresas pelo INSEAD e a Universidade de Tsinghua. Anteriormente, no Ministério das Relações Exteriores, foi assessora do secretário-geral (2014), ministra-conselheira na Embaixada do Brasil em Pequim, responsável por temas econômicos e comerciais (2009-2014), e conselheira econômico-comercial na Embaixada do Brasil em Singapura (2006-2009). Como delegada do Brasil na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi responsável por negociações relativas a desenvolvimento econômico e sistema financeiro internacional (2003-2004). Tatiana trabalhou na Presidência da República entre 1999 e 2002, como assessora do ministro-chefe da Casa Civil e representante na CAMEX, entre outras funções. Ela estudou Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de Brasília.
© CEBC – Conselho Empresarial Brasil China | Desenvolvido e publicado por ulysses