Assista | Investimentos chineses no Brasil crescem 33%, com interesse renovado em projetos sustentáveis

Assista na íntegra

Em 2023, dos 29 projetos de investimentos chineses no Brasil, 72% foram direcionados a energias verdes e setores relacionados – 16 pontos percentuais a mais do que em 2022 e a maior participação registrada desde o início da série histórica em 2007. Os aportes nesses segmentos foram impulsionados pela continuidade dos investimentos das montadoras de veículos elétricos GWM, em sua fábrica em Iracemápolis, interior de São Paulo, e da BYD, que passou a ocupar o antigo complexo industrial da Ford em Camaçari, na Bahia.

As informações são da pesquisa “Investimentos chineses no Brasil – 2023: novas tendências em energias verdes e parcerias sustentáveis”, publicada no dia 3 de setembro, pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), com patrocínio do Bradesco Corporate.

O evento de lançamento da pesquisa contou com a participação de Tulio Cariello, autor do estudo e Diretor de Pesquisa e Conteúdo do CEBC, que apresentou as principais conclusões da nova edição. Também participaram do debate Ricardo Bastos, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil, Marcello Von Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e Energia Solar da BYD Brasil, Jorge Arbache, Professor de Economia da UnB e Leandro Borges, Diretor do Bradesco. O evento foi moderado por Cláudia Trevisan, Diretora Executiva do CEBC, e contou com a presença do Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, Presidente do CEBC.

Artigos relacionados