“Como homem público, Sergio Amaral teve uma trajetória estelar, que refletiu a amplitude de sua capacidade intelectual e política”, diz Embaixador Castro Neves, Presidente do CEBC
Em nome dos diretores, dos associados e da equipe do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), eu lamento profundamente o falecimento do Embaixador Sergio Amaral, que deu uma contribuição ímpar à vida pública brasileira, à nossa política externa e ao aprimoramento das relações Brasil-China. Presidente Emérito do CEBC e integrante de seu Comitê Consultivo, Sergio Amaral ocupou a Presidência da instituição de 2010 a 2015 e desempenhou um papel crucial para seu fortalecimento. Desde então, continuou a contribuir para a reflexão sobre o relacionamento bilateral, com propostas e insights originais. Em novembro, realizou a meu lado o encerramento da Conferência Anual do CEBC de 2022.
Como homem público, Sergio Amaral teve uma trajetória estelar, que refletiu a amplitude de sua capacidade intelectual e política, ocupando cargos tão diversos como porta-voz do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Embaixador em Londres, Paris e Washington.
Além de um valioso colega de carreira, eu perdi um amigo de 50 anos, com o qual tive uma convivência rica e estimulante. O debate público brasileiro certamente se ressentirá da ausência das contribuições e observações argutas de Sergio Amaral, que deixará saudades em todos os que tiveram o privilégio de se relacionar com ele.
Luiz Augusto de Castro Neves