Podcast │ O que esperar da China nos próximos cinco anos?

Ao Ponto – O Globo │Com a palavra de ordem “segurança nacional”, repetida 89 vezes, o presidente da China, Xi Jinping, fez seu pronunciamento na abertura do Congresso do Partido Comunista. Mais de dois mil filiados ao partido liderado por Xi estiveram reunidos para definir o rumo da segunda maior economia do planeta pelos próximos cinco anos. E uma decisão já está praticamente certa: Xi deve ser reconduzido para um terceiro mandato, o que o eleva ao status de um governante com força comparável à do líder da Revolução Chinesa, Mao Tsé-Tung. E não é em vão que Xi usou e abusou da expressão “segurança nacional”.

A China está diante de importantes desafios sociais, como os efeitos sobre a população da política de Covid Zero, que implica até hoje em lockdowns localizados. Também enfrenta tensões na relação sempre delicada com a cidade de Hong Kong, alvo de intensos protestos nos últimos anos, e, principalmente, com a ilha de Taiwan, a principal produtora de microchips do planeta e aliada estratégica dos Estados Unidos.

No Ao Ponto desta quarta-feira, o especialista em China e professor de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Maurício Santoro conta de que forma Xi-Jinping deve enfrentar os principais desafios da China pelos próximos cinco anos. Ele também analisa em que medida a alternativa militar está na mesa para o caso de Taiwan e como isso pode ampliar o risco de um confronto com os Estados Unidos. O professor da Uerj também avalia como o Brasil, com Lula ou Bolsonaro, deve se relacionar com os chineses a partir de 2023.

Escute o Podcast

Artigos relacionados