Edição Especial: Diálogo Brasil-China sobre Agricultura Sustentável

Faça download da publicação 中文

Representantes dos governos, empresas e thinks tanks do Brasil e da China se reuniram pela primeira vez para uma ampla discussão sobre agricultura sustentável nos dias 20 e 21 de maio de 2021, em evento promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-China em parceria com o think tank chinês Institute of Finance and Sustainability. O webinar teve o patrocínio das empresas Bayer, BRF e Suzano. A seguir, os destaques dos dois dias de debate.

Conclusões do Diálogo Brasil-China sobre Agricultura Sustentável

  • Brasil e China precisam aumentar a cooperação no desenvolvimento e uso de tecnologias que garantam uma produção agropecuária sustentável.
  • Há enorme potencial para fundos verdes da China investirem em projetos de agropecuária sustentável no Brasil, mas é preciso que sejam realizados esforços para informar os investidores das oportunidades existentes.
  • O Conselho Empresarial Brasil-China pode contribuir para a criação de mecanismos permanentes de intercâmbio entre o setor financeiro e fundos verdes da China e produtores do Brasil para reduzir o desconhecimento sobre os projetos sustentáveis.
  • Financiamento, inovação e bioeconomia são cruciais para conciliar a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento. Além de ser fundamental do ponto de vista da sustentabilidade, o movimento também faz sentido econômico, já que consumidores de todo o mundo, inclusive da China, estão cada vez mais conscientes em relação à origem e pegada ecológica dos produtos que adquirem.
  • Inovação e tecnologia são caminhos para expandir práticas agrícolas sustentáveis. O Brasil precisa aumentar a conectividade nas zonas rurais, o que permitiria a expansão da agricultura digital. 
  • A busca por uma diminuição do uso de plástico na China cria um mercado para soluções de embalagens à base de fibra e papel. A indústria de floresta plantada brasileira pode ter um impacto importante na redução das emissões de carbono da China por meio de uma cooperação no campo da bioeconomia e economia circular.

Artigos relacionados