China: a bolha que nunca estoura

Destaques do CEBC Webinar com Tom Orlik, economista-chefe da Bloomberg e autor de “China: The Bubble that Never Pops”

Há anos a China vem desafiando previsões de que mergulhará em uma grande crise financeira, tendo resistido a diversos choques internacionais. Sua rápida recuperação após os primeiros impactos da pandemia prova, mais uma vez, que o país tem características internas capazes de conter colapsos econômicos.

Orlik argumenta que o Ocidente tem uma visão pessimista sobre o futuro da economia chinesa devido a análises superficiais de que o acelerado crescimento do país nas últimas décadas não seria viável a longo prazo. O país estaria envolto por uma bolha fadada a estourar, gerada por dívidas insustentáveis e um Estado supostamente inchado e ineficiente.

Mas a realidade mostra que o país tem conseguido manter taxas de crescimento muito acima da média mundial, mesmo em momentos de crise, justamente por conta de características como a manutenção de financiamentos em bases estáveis e a capacidade do Estado chinês de promover reformas, diz o autor. Ou seja, alguns dos fatores frequentemente apontados por críticos como vulnerabilidades da China são, simultaneamente, razões que contribuem para a resiliência econômica do país.

Artigos relacionados